EquilíbrioTerapias
Clínica de Terapias Integradas
FUNDAMENTOS
É uma técnica manual, diagnóstica e terapêutica. Com embasamento em anatomia, embriologia, filogênese e ontogenia, se faz necessário conhecer a formação de todas as células do nosso organismo e o desenvolvimento de todas as etapas de evolução do indivíduo para diagnosticar e tratar patologias do sistema nervoso, muscular, visceral e somato-emocional.
Todo ser vivo possui um meio interior que está a todo momento buscando um equilíbrio para se proteger e se equilibrar ao meio exterior. Isto ocorre devido a capacidade que denominamos autopoiese, ou seja, capacidade de fazer algo a ele mesmo. Esta característica é o que permite por exemplo cicatrizar uma ferida, consolidar uma fratura, se recuperar após um período de estresse.
Durante a vida, algumas agressões que foram difíceis para serem cicatrizadas, a cura fica incompleta e o organismo conserva a marca ou memória do trauma (físico, emocional, tóxico, químico ou ambiental). Um incômodo leve, por vezes imperceptível no início irá se instalar e ser a origem de um desequilíbrio funcional que pode se transformar em uma verdadeira doença.
CICATRIZ PATOLÓGICA (memória celular)
É a marca ou memória que se instala em células específicas do organismo no momento em que ele não consegue estabelecer a homeostasia (auto-cura). Ocorre então uma perturbação do ritmo vital que poderá ser palpável ao fisioterapeuta. Está memória celular pode fazer surgir um ou vários sintomas sobre o local de agressão ou à distância surgindo desordens físicas, psíquicas ou emocionais.
Samuel HAHNEMANN enunciou dois princípios fundadores da homeopatia denominados: lei da “semelhança” e do “infinitesimal”. Retomamos a essas leis para informar a correção da cicatriz patológica identificada, de maneira suave e lenta e semelhante ao evento agressor.
Após a instalação da cicatriz patológica, a vitalidade do tecido estará alterada, o fisioterapeuta irá encontrar essa marca para reinformar o organismo e desencadear o processso de reparação das células. Para que isso ocorra é necessário que o organismo possa reconhecer o antígeno (agressor) e iniciar a produção do anticorpo (mecanismo de defesa).
É a maneira que podemos sentir os movimentos vitais dos tecidos corporais. Ela é realizada sempre entre as duas mãos do terapeuta, o qual aprende a realizar diferentes modos de palpações (palma das mãos, ponta dos dedos, dorso das mãos, afastamento e aproximação entre as mãos, dentre outros). Cada modo de palpação corresponde às etiologias (causas) diferentes.
MICROPALPAÇÃO
CORREÇÃO HOMEO-CAUSAL (“Homeopática)
AUTO-CORREÇÃO
MICROFISIOTERAPIA